Projetos

Projetos em andamentos

MESTRADO

RELAÇÕES ENTRE ATITUDES, PERCEPÇÃO E INTENÇÃO DE CORRUPÇÃO

Autor: Felipe Vilanova de Gois Andrade
Orientador: Prof. Dr. Angelo Brandelli Costa e Prof. Dr. Taciano Lemos Milfont
Tema: O objetivo deste projeto é investigar se os fatores que são comumente relacionados à percepção e intenção corrupta na literatura estão relacionadas da mesma forma no contexto brasileiro.

Autora: Letícia de Oliveira Rosa Orientador: Prof. Dr. Angelo Brandelli Costa Tema: Pesquisa sobre vivências de preconceito em mulheres que fazem sexo com mulheres considerando as interseccionalidades de raça, identidade de orientação sexual e passabilidade.
Autora: Tatiana Otto Stock Orientador: Prof. Dr. Angelo Brandelli Costa Tema: Pesquisa sobre garantia de direitos e barreiras de acesso a mulheres vítimas de violência.
Autor: Danglar Machado Duarte Goulart Orientador: Prof. Dr. Angelo Brandelli Costa Tema: Pesquisa sobre Antropologia da Família


DOUTORADO

PSICOLOGIA E POSICIONAMENTO POLÍTICO IDEOLÓGICO: FUNDAMENTOS MORAIS, VALORES PESSOAIS, IDENTIDADE SOCIAL, ORIENTAÇÃO À DOMINÂNCIA SOCIAL E AUTORITARISMO DE DIREITA

Autora: Juliana Ledur Stucky
Orientador: Prof. Dr. Angelo Brandelli Costa
Tema: Trata-se de um projeto de pesquisa sobre psicologia política, sustentado em referenciais teóricos como a Teoria dos Fundamentos Morais, a Teoria dos Valores Pessoais e as Narrativas de Vida, distribuídos em três estudos. O primeiro estudo, uma revisão sistemática, analisou como o tema da psicologia política vem sendo estudado no Brasil, a partir da análise de sete bases de dados (quatro nacionais e três estrangeiras). O segundo estudo será realizado a partir da metodologia quantitativa, com análise de variáveis extraídas do (i) questionário sociodemográfico, (ii) questionário sobre fundamentos morais, (iii) questionário de perfil de valores, (iv) índice de religiosidade da Universidade Duke, (v) escala de mensuração da necessidade de identificação social, (vi) escala de autoritarismo de direita, e (vii) escala de orientação à dominância social, a fim de descrever e compreender como sujeitos residentes do Estado do Rio Grande do Sul posicionam-se politicamente e quais fatores estão associados nas auto declarações de posicionamento político e ideológico. O terceiro e último estudo será construído na metodologia qualitativa, com base em entrevistas sobre narrativas de vida que justifiquem as ideologias políticas dos participantes, cuja análise será feita por meio do Dicionário dos Fundamentos Morais.


A EDUCAÇÃO EM SEXUALIDADE E GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autora: Thais Blankenheim
Orientador: Prof. Dr. Angelo Brandelli Costa e Prof. Dr. Adolfo Pizzinato
Tema: Esse projeto de pesquisa refere-se a um estudo que tem por intuito explorar e entender como se apresenta o preconceito contra diversidade sexual e de gênero em professoras/es de educação infantil. Além disso, pretende-se construir e aplicar uma intervenção psicoeducativa visando a modificação do preconceito nessa população específica. O projeto, composto por dois estudos de diferentes delineamentos e que se integram entre si, propõe a articulação entre a visibilidade e a discussão das temáticas de sexualidade e gênero num contexto onde o tema é pouco abordado – a Educação Infantil – por motivos de atuais resistências em relação a abordagem do assunto no ambiente escolar brasileiro e, ainda, no contexto de primeira infância.


APLICABILIDADE DO MODELO DE CONTEÚDO DOS ESTEREÓTIPOS NO CONTEXTO BRASILEIRO

Autora: Marina Valentim Brasil
Orientador: Prof. Dr. Angelo Brandelli Costa
Tema: Pesquisa voltada aos fenômenos de produção e conteúdo de estereótipos sociais no contexto brasileiro.


SEXISMO AMBIVALENTE E INTERRUPÇÃO VOLUNTÁRIA DA GRAVIDEZ NO BRASIL

Autora: Ana Maria Bercht
Orientador: Prof. Dr. Angelo Brandelli Costa
Tema: Pesquisa sobre Sexismo Ambivalente e Aborto no Brasil.


TRAJETÓRIA POLÍTICA DE MULHERES: UMA ANÁLISE DA PARTICIPAÇÃO POLÍTICA DE MULHERES NO BRASIL

Autora: Caroline Gonçalves Nascimento
Orientador: Prof. Dr. Angelo Brandelli Costa
Tema: Pesquisa sobre a trajetória política de mulheres no Brasil.
Autor: Lucas Henriques Viscardi
Orientador: Prof. Dr. Angelo Brandelli Costa
Tema: Pesquisa sobre a efetividade do VCT para grupos de risco para HIV.


PÓS-DOUTORADO

Autora: Cristiana Pereira de Carvalho
Orientador: Prof. Dr. Angelo Brandelli Costa

Outros Projetos

TEORIA DA OBJETIFICAÇÃO: APLICABILIDADES NO CONTEXTO BRASILEIRO

Autora: Ana Maria Bercht
Orientador: Prof. Dr. Angelo Brandelli Costa
Tema: O objetivo geral desta pesquisa é avaliar a aplicabilidade da Teoria da Objetificação em uma amostra de mulheres brasileiras, examinando se as variáveis de Objetificação do Self, Auto-Monitoramento Corporal, Ansiedade de Aparência e Vergonha Corporal funcionam na explicação parcial e predição de sintomatologia de transtornos alimentares e depressivos. É um estudo quantitativo, descritivo, transversal utilizando o método de Path Analysis para determinar se o conjunto multivariado de dados encaixa-se no modelo proposto pela teoria.


INCIDÊNCIA DE INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS E FATORES ASSOCIADOS EM HOMENS TRANSGÊNEROS (ESTUDO 1) / MULHERES TRANSGÊNERAS (ESTUDO 2) DO SUL DO BRASIL: ESTUDO DE COORTE

IMPACTO DE BARREIRAS DE ACESSO À SAÚDE NA SAÚDE GERAL E MENTAL DE MULHERES QUE FAZEM SEXO COM MULHERES

Autora: Anna Martha Vaitses Fontanari
Tema: Infecções sexualmente transmissíveis, HIV/ AIDS, acesso à saúde, pessoas trans, mulheres que fazem sexo com mulheres.


INTERVENÇÕES SOBRE GÊNERO NA ESCOLA: ALCANCES DA LITERATURA INFANTIL

Autora: Andressa Botton
Orientador: Prof. Dr. Angelo Brandelli Costa
Tema: A pesquisa de doutorado propõe desenvolver e avaliar uma intervenção psicoeducativa através da literatura infantil, objetivando trabalhar as relações de gênero e temáticas como a igualdade de gênero, o empoderamento de meninas, mulheres e o respeito à diversidade sexual com crianças do ensino fundamental de uma escola pública.


CONSTRUÇÕES DE GÊNERO NA JUVENTUDE: UMA ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO EJA A PARTIR DE PUBLICAÇÕES DO FACEBOOK

Autora: Caroline Gonçalves Nascimento
Orientador: Prof. Dr. Angelo Brandelli Costa
Tema: O estudo teve como objetivo investigar as construções de gênero na juventude a partir das percepções de alunas(os) da modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos, apresentadas por meio das falas de jovens de uma escola municipal na região metropolitana do Rio Grande do Sul.


DESENVOLVIMENTO DE UMA PSICOTERAPIA AFIRMATIVA PARA DESREGULAÇÃO EMOCIONAL E COMPORTAMENTAL DE HOMENS GAYS

Autor: Ernesto Alvarado Portalino
Tema: Avaliação do estresse de minoria, desregulação emocional, comportamentos sexuais de risco e tentativa suicida em homens gays. Desenvolvimento de uma psicoterapia afirmativa baseada na Terapia Comportamental Dialética (DBT) para essa população.


ITINERÁRIOS JURÍDICOS DE AUTORES(AS) DE CRIMES PRATICADOS CONTRA PESSOAS LGBT: UMA ANÁLISE INTERSECCIONAL

Autor: Gabriel Zugno
Orientador: Prof. Dr. Angelo Brandelli Costa e Prof. Dr. Adolfo Pizzinato
Descrição: A presente pesquisa é sobre os(as) autores(as) de crimes contra a população LGBT e sua posição de sujeitos no itinerário jurídico, bem como que possam ser identificadas possíveis intervenções que, à semelhança daquelas realizadas com autores de crimes baseados no gênero, e aplicadas ou não como políticas públicas, possam contribuir com o reconhecimento dos atos e discursos legitimadores de violência, com o sentido de responsabilização dos(as) autores(as) e com o combate à estereotipia e à naturalização dos atos discriminatórios.


TRAJETÓRIA E HISTÓRIA DE VIDA: APONTAMENTO DE PROFESSORAS TRANSEXUAIS DE RONDÔNIA

Autor: Kary Jean Falcão
Orientador: Prof. Dr. Angelo Brandelli Costa
Tema: A pesquisa busca, a partir da compreensão da psicologia social, analisar a trajetória e história de vida de professoras transexuais que atuam na educação básica da rede pública do Estado de Rondônia e suas contribuições pedagógicas na afirmação da identidade de estudantes e professores, bem como nos impactos potencializadores de um ambiente escolar com espaços de igualdade, humanização e respeito a identidade de gênero.


O QUE DIZEM OS JOVENS? CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA DE JOVENS DE ENSINO MÉDIO DE PORTO ALEGRE

Autora: Marina Valentim Brasil
Orientador: Prof. Dr. Angelo Brandelli Costa
Descrição: O projeto objetivou compreender se e de que forma ocorre o envolvimento dos jovens com a esfera política, bem como a compreensão desta população acerca de alguns elementos chave relacionados à democracia. Duas escolas de porto alegre foram contatadas por critério de conveniência. O estudo priorizou que uma escola fosse pública e uma fosse privada, de modo a ampliar variabilidade do estudo.


VIOLÊNCIA E GÊNERO NAS RELAÇÕES AFETIVAS: INVESTIGAÇÕES ENTRE ADOLESCENTES DE DUAS ESCOLAS EM CONTEXTO RURAL E URBANO NO INTERIOR DO RIO GRANDE DO SUL

Autora: Nathalia Amaral Pereira de Souza
Orientador: Prof. Dr. Angelo Brandelli Costa
Tema: A pesquisa de mestrado investiga a violência de gênero nas relações afetivas na adolescência e o modo como as questões de gênero são apresentadas nas narrativas de adolescentes de duas escolas municipais em contexto rural e urbano no interior do Rio Grande do Sul.


O RECORTE DE GÊNERO NO TRABALHO EM SAÚDE EM UM ESTABELECIMENTO PRISIONAL FEMININO

Autora: Paola Fagundes Pase
Orientador: Prof. Dr. Angelo Brandelli Costa
Tema: A pesquisa aborda os aspectos de gênero e o cuidado em saúde a partir do trabalho de profissionais de saúde que atuam em uma penitenciária feminina do Rio Grande do Sul.


VULNERABILIDADES EPIDEMIOLÓGICAS EM HOMENS QUE FAZEM SEXO COM HOMENS: AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA

Autor: Ramiro Figueiredo Catelan
Tema: O objetivo deste estudo é, primeiramente, realizar um mapeamento das vulnerabilidades epidemiológicas de homens que fazem sexo com homens na Região Metropolitana de Porto Alegre, investigando variáveis como vulnerabilidade para infecção ao HIV e outras IST, práticas sexuais de risco, comportamento sexual, risco para transtornos mentais, objetificação sexual, abuso de substâncias, experiências de preconceito e maus tratos e antecipação do estigma relacionado ao HIV. Num segundo plano, será desenvolvido um protocolo de intervenção psicológica individual para reduzir possíveis desfechos negativos.


PATERNIDADES ENCARCERADAS: UMA ANÁLISE DE GÊNERO SOBRE OS SIGNIFICADOS DO SER PAI EM UMA INSTITUIÇÃO PRISIONAL

Autora: Sabrina Daiana Cúnico
Orientador: Prof. Dr. Angelo Brandelli Costa
Tema: A pesquisa de doutorado investiga, a partir de uma abordagem de gênero, quais os significados atribuídos à paternidade por homens privados de liberdade em uma instituição prisional masculina.


A EDUCAÇÃO EM SEXUALIDADE E GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autora: Thais Blankenheim
Orientador: Prof. Dr. Angelo Brandelli Costa e Prof. Dr. Adolfo Pizzinato
Tema: A pesquisa explora as temáticas relacionadas à sexualidade e gênero na Educação Infantil e elabora uma intervenção educativa de formação sobre o tema para professoras/es da faixa etária em questão.

%d blogueiros gostam disto: